segunda-feira, 29 de outubro de 2007

" A organização dos conteúdos e as metodologias de trabalho"

1.Defina com suas palavras o que são Temas Geradores?
Temas Geradores são uma referência que se usa na elaboração de um plano de aula,onde são abordados de maneiras lúdicas temas que retratam o cotidiano e a realidade sociocultural,e o conhecimento que a criança tem o direito a ter acesso.
2.Descreva os dois temas apresentados na seleção dos Temas Geradores.
  • Temas Cíclicos:

Quando o professor trabalha um tema curricular relacionado a datas festivas que seja do centro de interesse da criança;ou seja os temas e datas que tem a ver com o cotidiano da criança.(Dia dos pais,dias das mães,dia das crianças,dia das professoras.etc...)ou temas que a criança esteje vivenciando no momento do seu cotidiano,mas que seje passageiro(Eleições,copa do mundo,olimpíadas,etc...)

  • Temas gerados pelas crianças,suas famílias,professores e outros profissionais da escola:

Quando um determinado assunto pode ser trabalhado com a criança e existe interação com os pais,professores e profissionais da área abordando temas do cotidiano da criança e problemas existente na atualidade.

3.Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos Temas Geradores.

3.1 Permitir que a criança demonstre seu interesse pelo tema aproveitando as situações inesperada para dar transporte a novos temas;

3.2 Tratar assuntos do cotidiano social ou famíliar,de maneira realista e sem preconceitos,mostrando a ela as diferenças e os problemas existente na sociedade;

3.3 Trabalhar o tema de maneira flexível e contextualizado,ou seja,que o tema seje abordado de forma clara e completa para o melhor entendimento da criança;

3.4 Durante a contrução de um tema o professor tem que evitar de criar dogmas,e sim tratar seus temas com criticidade e realismo que o assunto mereça ser tratado;

3.5 O professor tem que trabalhar o tema com a criança de acordo com o desenvolvimento e transformações que a criança esta vivendo,equilibrando o desafio do "novo" no universo da criança e incentivar as descobertas;

3.6 O professor não pode deixar que um tema acabe ou se desgaste.O professor deverá trabalhar esse tema de maneira que ele vá se engajando em outros temas,ou seja, fazendo assim uma corrente,entre o tema atual e outros temas;

3.7 Ao elaborar um tema,o professor tem que ter em mente que esse tema é o "fio" que conduzirá outros assuntos centrados dentro de um mesmo tema,e como a criança desenvolverá e irá construir atividades em cima desse tema,sem que ela se desgaste,mas faça uma construção de aproveitameno do tema dentro de si.

4. Escolha um Tema e elabore um plano de aula modelo do tema gerador.

Tema:Dia da Primavera(23 de setembro)

  • Conhecimento Social:

Levar a criança a ter conscientização e conservação do Meio Ambiente,e mostrar a importância da fauna e flora em nossas vidas.

  • Conhecimento Natural:

1. Explicar através de uma roda de conversa sobre climas(Sol,chuva,calor,friu,dia,noite)e suas importâncias em relação ao desenvolvimento das flores,frutas,árvores,verduras etc...

2. Levar a criança a um passeio em uma chácara ou sítio para mostrar a elas de perto o desenvolvimento das flores,frutas,verduras,árvores,mudas ,sementes etc... para que elas possam também plantar e aprender a cuidar delas.

  • Conhecimento Matemático:

Trabalhar com a criança sobre o conhecimento de preços de compras e vendas de mudas,sementes,flores,frutas e verduras,a diferença dos preços quando saem da horta e vão pro mercado(Pode se levar também as crianças ao mercado para que ela veja a diferença de preços e tenham noção de diferenças de compra e venda,barato e caro,etc...)

  • Conhecimento Linguistico:

1.Conhecimento dos nomes e espécies de frutas,verduras,flores,árvores etc...;

2. Trabalhar através de colagens de figuras as estações do ano,e suas identificações(Friu,calor,Flores caem,flores nascem etc...);

3. Promover o assunto com interações com os pais,ou seja pedir para a criança junto com os pais plantar uma muda de árvore perto de sua casa e tirar uma foto,e todos os meses tirar foto e levar pra professora avaliar o desenvolvimento e cuidado que se tem com essa planta.(Trabalhando assim a conscientização,conservação e cuidados com o Meio Ambiente);

4. Trabalhar com a criança a conscientização dos cuidados urbanos.Através de uma montagem de maquete,ou fotos, a diferença de cidades limpas e sujas,rios limpos e poluidos,céu azul ou cinza pela poluição de fábricas e carros e pode se trabalhar isso através de roda de conversa também (ai varia da preferência do professor)E pedir que as crianças observem em casa e na rua os cuidados com a Ambientação;

5. Montar em sala de aula baldes de separação de lixos recicláveis e mostrar a criança as suas diferenças e importâncias(plástico,lata,papel,vidro)e lixos não recicláveis(chiclete,pilhas,acrílicos etc...)Pedir as crianças que tragam lixos recicláveis de casa e tragam pra escola para guardar em seus devidos lugares e pedir aos pais através de bilhete que fiscalizem e ajudem a conscientização da criança em relação aos cuidados com o Meio ambiente.

Nenhum comentário: